SEGUIDORES

31 julho 2014

VEJA AS OBRAS DE ALEIJADINHO...(O GLOBO - BLOG DO NOBLAT))

OBRA-PRIMA DO DIA (ESCULTURA/ARQUITETURA)

As Capelas com os Passos da Paixão, Congonhas do Campo, MG

Em Congonhas do Campo, MG, estão duas das maiores obras de arte brasileiras. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e as Capelas com os Passos da Paixão de Cristo. Ambas do maior artista brasileiro, um dos grandes legados de nossa cultura, um mestre como poucos: Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730ou38/1814).
Abaixo, a paisagem formada pelo Santuário ao fundo e três das capelas.


Hoje falaremos dos Passos da Paixão que Aleijadinho montou nas seis capelas que ergueu ao longo da ladeira que leva ao alto. Nessas capelas votivas estão as 66 figuras em tamanho natural, esculpidas em cedro por ele e os ajudantes que mantinha em seu ateliê. Dois outros grandes artistas colaboraram com esse feito: Manuel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro, pintores.
Grandes estudiosos da obra de Aleijadinho debruçaram-se sobre as estátuas para determinar quais as feitas por ele, e quais as esculpidas por seus auxiliares, sempre sob sua orientação. Por mais que examinem e citem os detalhes que definem suas conclusões, não há como garantir nada.
Mas o fato é que há diferenças pois por mais que os auxiliares de Aleijadinho, como bons alunos, se esforçassem para copiar o mestre, a fim de melhor aprender, nas imagens do Cristo e de Pedro, por exemplo, nota-se a marca da mão do mestre.
O que também impressiona muito é a maneira inteiramente nova como Aleijadinho encenou os Passos de Cristo até a Crucificação. Era um assunto já muito batido em várias capitais da Europa e por artistas de várias tendências e escolas. Mas Aleijadinho conseguiu marcar as cenas que criou com sua genialidade, tornado-as completamente diferentes das oservadas em igrejas e cidades europeias.


As estátuas que representam a Paixão, dramáticas, despertam nos visitantes a emoção da devoção e não apenas a admiração pelo aspecto artístico. Foram três anos de muito trabalho, de 1796 a 1799. Quanto às capelas para abrigar as estátuas e encenar os Passos da Paixão, essas começaram a ser erguidas em 1808.
Ainda falaremos mais de Aleijadinho e suas obras fantásticas. É tesouro de Minas, mas é tesouro do Brasil.

Abaixo, fotos dos Passos da Paixão no interior das capelas:

                                            A Santa Ceia

                       Cristo no Jardim das Oliveiras (detalhe); abaixo, o Anjo com a Cálice da Paixão


                                             A Prisão

                                             A Flagelação e a Coroação com Espinhos
                                          Cristo com a Cruz às Costas

                                             A Crucificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESMO QUE NÃO TENHA TEMPO COMENTE. SUA VISITA É
MUITO IMPORTANTE E SEUS COMENTÁRIOS TAMBÉM...
ANÔNIMOS ACEITOS, DESDE QUE NÃO OFENSIVOS. UMA COISA IMPORTANTE: AS CAPTCHAS NÃO TÊM DIFICULDADE PARA AS PESSOAS. AS LETRAS OU SÃO MAIÚSCULAS OU MINÚSCULAS, NÚMEROS SEMPRE IGUAIS. CASO NÃO ENTENDA HÁ UMA RODINHA PARA V. MUDAR ATÉ ACHAR MELHOR.OBRIGADO.