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17 maio 2012

Etiqueta avisa no caixa do supermercado se produto está vencido

Leandro Moraes/UOL


Etiqueta avisa no caixa do supermercado se produto está vencido

Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo
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Uma série de novas tecnologias promete melhorar a vida dos consumidores nos supermercados nos próximos meses. Entre elas, estão etiquetas que avisam, no caixa, se o produto já venceu e códigos, outras mostram o preço em tempo real nas prateleiras e ainda há as rastreiam a origem dos produtos.


A empresa Toledo do Brasil criou um código de barras que alerta sobre o vencimento do produto caso ele chegue ao caixa depois de passada sua validade.

AS NOVIDADES NOS SUPERMERCADOS

  • A venda de produto com validade vencida representa risco de multa para o supermercado e perigo para a saúde do consumidor. Um novo código de barras, da empresa Toledo do Brasil em parceria com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), alerta sobre o vencimento de um produto logo que ele passa pelo caixa. A Filizola lançou um produto igual


As novas etiquetas colocadas em produtos pesados por uma das balanças da marca Filizola também levam a informação da data de validade. A venda será impedida, no caixa, se o produto chegar até lá vencido.


Os novos códigos prometem não só proteger a saúde do consumidor como beneficiar também os supermercados, uma vez que a venda de produtos vencidos é crime, segundo o Código de Defesa do Consumidor. O comerciante flagrado vendendo ou mantendo produto vencido no estoque pode ser multado e até preso.

O controle de preços também está se aprimorando. A RR Etiquetas lançou uma etiqueta eletrônica que exibe preços em tempo real nas gôndolas. O dispositivo é controlado e conectado ao caixa por radiofrequência, evitando divergências de preços.
Produtos rastreados para mostrar sua origem
O setor de supermercados tem investido cada vez mais, também, no sistema de rastreabilidade de produtos, que até agora era mais comum na carne bovina.


A Nutrimar Pescados criou um sistema de rastreabilidade de camarões, que permite que se descubra uma série de informações como a localização da fazenda produtora e o responsável técnico pela produção, por exemplo.


Já a Itaueira implementou um código de rastreabilidade em melões, que dá acesso a informações como o local onde ele foi plantado e quando foi colhido.


A reunião de informações detalhadas como essas beneficia o consumidor porque exige um maior controle de qualidade por parte do produtor. Favorece também os próprios produtores porque a rastreabilidade costuma ser requisito para a realização de exportações.

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